Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do laser sobre a cirrose hepática

The effect of laser irradiation on liver cirrhosis

10 – EFEITOS DO LASER SOBRE A CIRROSE HEPÁTICA

THE EFFECT OF LASER IRRADIATION ON LIVER CIRRHOSIS

Lima,A.A.L.A.; Ramalho,L.N.Z.; Brasil,I.R.C.; Zucoloto,S.; Bagnato, V.; Castro e Silva Jr., O

Introdução/Objetivos: A cirrose hepática é o estágio final e irreversível a elevado número de hepatopatias crônicas. Apesar da diversidade quanto à origem e respeitando certas particularidades de cada uma, a atitude geral de seguimento e tratamento é similar para todos os casos. Histologicamente, define-se a cirrose pela existência de nódulos de regeneração circundados por pontes de tecido fibroso e abundante proliferação ductal. As células estreladas, ou de Ito, têm sido identificadas como principal fonte do acúmulo excessivo de colágeno e componentes da matriz extracelular na fibrose hepática, além desempenharem papel importante durante injúria e regeneração hepática. Normalmente, estas células encontram-se em estado quiescente, armazenando vitamina A. Apresentam expressão gênica específica como desmina e HGF (Hepatocyte Growth Factor), mas durante os processos fibrogênicos, as células de Ito são ativadas e desenvolvem fenótipo de miofibroblastos, aumentando a expressão de alfa-actina de músculo liso e perdendo a de HGF.

Métodos: Cirrose hepática foi induzida através da ligadura do ducto biliar de ratos Wistar adultos (n=14); um grupo de animais normais serviu como controle experimental (n=7). Aproximadamente 25 dias após a cirurgia inicial, todos os animais foram reoperados, sendo sete submetidos à aplicação de LASER sobre o fígado. Após 24 horas deste procedimento, foram colhidos os fígados para avaliação histopatológica. Utilizou-se LASER de gás Argônio, 630 nm, luz vermelha, 50 mW/cm2 durante 5 minutos. Para a análise morfométrica (fibrose, hepatócitos, ductos biliares e vasos) foram contados 3000 pontos sobre as lâminas coradas com o Tricrômico de Masson. Para identificação das células estreladas usou-se reação imunohistoquímica para alfa-actina de músculo liso. O número de campos analisados para cada biopsia hepática foi calculado em função da média acumulada, estabelecida em 70 campos.

Resultados: Em relação ao grupo controle, todos os componentes apresentaram-se alterados (p<0,05). Entre os animais cirróticos, o grupo no qual foi aplicado LASER apresentou-se com maior número de vasos e células estreladas, sem alteração estatisticamente significante dos demais componentes.

Conclusão: O presente estudo mostra que, após 24h da aplicação de LASER em fígados de ratos cirróticos, os animais irradiados apresentaram angiogênese e aumento do número de células estreladas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Mar 2001
  • Data do Fascículo
    2000
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com