IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A TRANSFERÊNCIA DE POLUENTES PARA OS SISTEMAS AQUÁTICOS UTILIZANDO ÁLGEBRA DE MAPAS

Autores

  • Viviane Capoane Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE), Santa Maria, RS, Brasil
  • Luis Fernando Flenik Costa Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE), Santa Maria, RS, Brasil
  • Tatiana Mora Kuplich Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE), Santa Maria, RS, Brasil

Palavras-chave:

Sistema de Informação Geográfica, Efluentes Suínos, Impactos Ambientais.

Resumo

Este trabalho objetivou gerar um mapa de susceptibilidade a transferência de poluentes para os sistemas aquáticos em um município com suinocultura intensiva utilizando informações cartográficas, sensoriamento remoto e legislação ambiental. A proposta visa subsidiar suinocultores e gestores municipais na definição das áreas prioritárias para a gestão ambiental. Os dados cartográficos utilizados para a determinação do índice Topográfico de Umidade (ITU) e índice Topográfico de Capacidade de Transporte de Sedimentos (ITCTS) foram extraídos da carta topográfica. O uso da terra foi classificado a partir de imagens RapidEye. As áreas de Preservação Permanente (APPs) foram definidas conforme a Lei 12.651/12. O ITU e o ITCTS, gerados a partir do modelo digital de elevação, foram reclassificados em cinco intervalos e procedeu-se a tabulação cruzada. As combinações resultantes foram agrupadas em quatro classes de susceptibilidade (Baixa, Média, Alta e Muito Alta). Posteriormente, foram integradas ao mapa a classe de uso mata; o buffer com as APPs e; o buffer de 150 metros das granjas de suínos. O mapa resultante permitiu a identificação dos locais prioritários para a gestão ambiental sendo elas áreas agrícolas e pastagens onde o dejeto de suínos é aplicado como fertilizante próximas a cursos d'água e, o entorno das granjas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Capoane, Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE), Santa Maria, RS, Brasil

Pesquisadora no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais - CRS/INPE
Geógrafa e Licenciada em Geografia, UFSM
MSc em Ciência do Solo, UFSM
Doutora em Geografia, UFPR

Downloads

Publicado

21-06-2017

Como Citar

CAPOANE, V.; COSTA, L. F. F.; KUPLICH, T. M. IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A TRANSFERÊNCIA DE POLUENTES PARA OS SISTEMAS AQUÁTICOS UTILIZANDO ÁLGEBRA DE MAPAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 18, n. 62, p. 114–124, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/36304. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos