PANORAMA DAS PESQUISAS COM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES HISTÓRICO-GEOGRÁFICAS NO MUNDO E SUAS RELAÇÕES COM A GEOGRAFIA, HISTÓRIA E CARTOGRAFIA HISTÓRICA

Conteúdo do artigo principal

Pedro Arias Martins
Luiz Felipe Coutinho Ferreira da Silva

Resumo

Não há como, efetivamente, entender um fenômeno ou processo histórico-geográfico sem se considerar ambos espaço e tempo. Concordando com tal afirmação, os Sistemas de Informações Histórico-Geográficas (HGIS) são cada vez mais utilizados em pesquisas nas áreas da História, da Geografia Histórica e da Cartografia Histórica. No entanto, as pesquisas acadêmicas sobre estes sistemas no Brasil ainda são incipientes. Desta forma, o presente artigo objetiva aproximar este país do contexto internacional quanto a HGIS, apresentando o atual status da pesquisa e seus usos no mundo. Além disso, define o termo em português para o sistema, e busca estabelecer as relações entre as áreas históricas supracitadas e os HGIS. Conclui-se que, embora incipiente, tais sistemas já podem auxiliar estudos nos mais diversos segmentos que buscam entender fenômenos e processos espaço-temporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS, P. A.; FERREIRA DA SILVA, L. F. C. PANORAMA DAS PESQUISAS COM SISTEMAS DE INFORMAÇÕES HISTÓRICO-GEOGRÁFICAS NO MUNDO E SUAS RELAÇÕES COM A GEOGRAFIA, HISTÓRIA E CARTOGRAFIA HISTÓRICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n3-44757. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44757. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Pedro Arias Martins, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Secretaria da Casa Civil.

Luiz Felipe Coutinho Ferreira da Silva, Instituto Militar de Engenharia

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Cartográfica