Sobre as funções e a materialidade linguística da ficção

Homeostase, affordances, relevância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35n1a2019-2

Palavras-chave:

funções da ficção, affordances, relevância, homeostase

Resumo

Proposição da homeostase, conforme definida por António Damásio, como função dominante da ficção. Proposição do prazer na leitura como explicação do interesse pela literatura; explicação desse prazer como resultado da homeostase proporcionada pela leitura. Seguindo Damásio, compreenderemos a homeostase como um tipo de equilíbrio psíquico proporcionado pela experiência da arte, que permite, no decorrer da sua fruição, que indivíduos e coletividades processem problemas sociais ainda não propriamente interpretados e nomeados. Como esse equilíbrio não é apenas conscientemente processado, é preciso explicar como os componentes semânticos nele implicados podem se efetivar infraconscientemente; para tanto, recorremos aos conceitos de affordances e relevância. Inspirados pela apropriação de Terence Cave da proposição original de James J. Gibson, propomos que affordances textuais orientam o leitor na postura assumida diante do texto. Quanto à teoria da relevância de Dan Sperber e Deirdre Wilson, ela nos inspira a propor os modos pelos quais os conteúdos textuais produzem o equilíbrio homeostático proposto como função da ficção. Ao final, discutimos a extensão da nossa teorização e os possíveis limites à sua universalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro D. Chagas, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Teoria da Literatura, UFMG, 2003 / Doutor em Literatura Comparada, UERJ, 2007 / Visiting Scholar, Stanford University, 2007-8 / Professor Adjunto de Teoria Literária, UESB, 2008-2014 / Doutor em Estética e Filosofia da Arte, UFMG, 2010 / Arts, Science & Business Fellow, Akademie Schloss Solitude/Stuttgart, 2009-2011 / Professor Adjunto de Literatura Brasileira e Teoria Literária, UFPR, desde 2014.

Náira Bittencourt, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Paraná, transita entre os campos da linguística, literatura e tradução. Na linguística participou de projetos na área de Fonética e Fonologia, na tradução de um projeto da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e no Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA), e na literatura atua na interface entre os Estudos Literários e a Pragmática, a Psicologia Cognitiva e a Psicologia Evolutiva, buscando entender como esses campos podem contribuir, em geral, na teorização da ficção e, em específico, na teorização do romance.

Referências

BARTHES, Roland. O prazer do texto. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

BLOOM, Paul. How pleasure works: the new science of why we like what we like. New York: W. W. Norton & Company, 2010.

CURRIE, Gregory. The nature of fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DAMÁSIO, António. The strange order of things. New York: Pantheon, 2018.

DIXON, Peter; BORTOLUSSI, Marisa. Psychonarratology: foundations for the empirical study of literary response. Cambridge: Cambridge university Press, 2003.

GERRIG, Richard. Experiencing narrative worlds. Boulder: Westview Press, 1998.

GIBSON, James. The ecological approach to visual perception. New York: Psychology Press, 1979.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura. São Paulo: Editora 34, 1996.

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. São Paulo: Objetiva, 2012.

LAUB, Michel. O tribunal da quinta-feira. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

MORETTI, Franco. A alma e a harpia – reflexões sobre as metas e os métodos da historiografia literária. In: MORETTI, Franco. Signos e estilos da modernidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 11-56.

NORMAN, Don. The design of everyday things. Philadelphia: Basic Books, 2013.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: communication and cognition. 2. Ed. Oxford: Blackwell, 1996.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Meaning and relevance. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

SPOLSKY, Ellen. The contracts of fiction: cognition, culture, community. Oxford: Oxford University Press, 2015.

Publicado

2019-06-19

Como Citar

CHAGAS, P. D.; BITTENCOURT, N. Sobre as funções e a materialidade linguística da ficção: Homeostase, affordances, relevância. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. 1, p. 19–43, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35n1a2019-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/46854. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)