Educação e moral na perspectiva republicana

Autores

  • Fábio César Junges Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tiago Anderson Brutti Universidade de Cruz Alta
  • Elizabeth Fontoura Dorneles Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-50321

Palavras-chave:

Condição Humana, Constituição, Educação, República, Sociedade Moral

Resumo

Ao tematizar a condição humana, o sistema educacional e os critérios e propósitos de uma Constituição republicana, este artigo, de caráter exploratório e bibliográfico, articula as arguições de Sêneca e de Rousseau sobre os temas da moral e da educação; as considerações de Tugendhat a respeito dos sentidos em que se pode entender a palavra moral; e as narrativas e argumentos de Andrada e Silva em defesa da igualdade, da educação e da integração dos trabalhadores negros e dos nativos brasileiros à sociedade nacional. Esse repositório de ideias converge em muitos pontos com as proposições de Condorcet, cujos textos representam uma coleção de justificativas para a instituição da república e a organização de um sistema de educação comprometido com o imaginário moral republicano; e as teses de Freire, para quem a educação constitui um espaço privilegiado para a autonomia, a crítica e a emancipação, condições fundamentais para a transformação de uma realidade opressora. Freire se aproxima, por assim dizer, do iluminismo de Rousseau e de Condorcet, diferenças à parte, ao propor uma linguagem de esperança para o campo da educação, para além das teorias da reprodução, compreendendo que os estudantes são capazes de interpretar de modo ativo a sua própria situação e de resistir aos grupos e às forças que tentam fazer prevalecer as suas orientações de dominação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio César Junges, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Teologia pelas Faculdades EST, Rio Grande do Sul, Brasil; com estágio pós-doutoral em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil; professor substituto na Universidade Federal da Fronteira Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Tiago Anderson Brutti, Universidade de Cruz Alta

Doutor em Educação nas Ciências - Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil com período sanduíche na Facultad de Formación de Profesorado y Educación da Universidad Autónoma de Madrid, Espanha; estágio pós-doutoral em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil; professor adjunto I na Universidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil.

Elizabeth Fontoura Dorneles , Universidade de Cruz Alta

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil;  professora da Universidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagem e Comunicação (GEPELC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (GEPAD).

Referências

CONDORCET. Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito humano. Campinas: UNICAMP, 1993.

COUTEL, C. Condorcet: instituir al ciudadano. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2004.

DALBOSCO, C. A. Educação natural em Rousseau: das necessidades da criança e dos cuidados do adulto. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Paz e Terra, 2016a.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2016b.

FREIRE, P. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, C. R. O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

GADAMER, H. Verdade e método II. Petrópolis: Vozes, 2002.

GARCIA, C. B. As cidades e suas cenas: a crítica de Rousseau ao teatro. Ijuí: Editora da Unijuí, 1999.

HEIDEGGER, M. Carta sobre o humanismo. São Paulo: Centauro, 2005.

ROUSSEAU, J. Discurso sobre as ciências e as artes. In: Obras de Jean-Jacques Rousseau. Porto Alegre: Globo, 1958.

SILVA, J. B. A. Projetos para o Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

STRECK, D. R. Rousseau & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

TUGENDHAT, E. Antropologia como filosofia primeira. In: POMMER, A. et al. (org.). Filosofia crítica: festschrift dos 50 anos do curso de filosofia da Unijuí. Ijuí: Editora da Unijuí, 2007.

TUGENDHAT, E. O problema da moral. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

Downloads

Publicado

13-03-2020

Como Citar

JUNGES, F. C.; BRUTTI, T. A.; DORNELES , E. F. Educação e moral na perspectiva republicana. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 160–175, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-50321. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/50321. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais