ENTRE O LUGAR E O ALÉM-LUGAR: O JOGO DE ESPELHOS, PAISAGENS, GEOGRAFIAS

Autores

  • Claudia Luisa Zeferino Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG186307

Palavras-chave:

Paisagem, Percepção, Lugar, Além-lugar, Práticas Espaciais

Resumo

A paisagem como conceito e campo metodológico é preocupação nas atividades de pesquisa e ensino de Geografia. Sua trajetória nos instiga a refletir sobre diferentes leituras do espaço onde a paisagem, como um texto, estrutura-se em sistema de signos na qual são transmitidos, reproduzidos, experimentados e explorados que se movimenta em um jogo de olhares como espelhos, múltiplos e dinâmicos que podem ser interpretados numa perspectiva dialógica. Nossa intenção é refletir metodologicamente sobre enunciados que podem indicar estratégias para compreender a paisagem na perspectiva de quem observa, no sentido de provocar a dialogicidade com o mundo vivido e, ao mesmo tempo, compreender dinâmicas espaciais a partir da relação entre o sujeito, o lugar e o além-lugar e seus espaços de interligação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Luisa Zeferino Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia pela UFRGS, Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia (UFRGS). Professora adjunta do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em linhas de pesquisas e extensão com ênfase em espacialidades urbanas, educação e cidadania e análise territorial. Tem experiência na área de ensino de geografia e educação popular. Os projetos de atuação estão relacionados aos mapeamentos participativos na Amazônia (FLONA de Tefé - AM) com ênfase à gestão territorial, na Restinga (Porto Alegre/RS e em territórios Quilombolas. Atua em projetos de diagnóstico participativos, educação popular e juventudes e geração de ambiências em espaços da periferia urbana. Atualmente, integra o Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO - Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola promovido pela Faculdade de Educação/UFRGS.

Downloads

Publicado

29-09-2017

Como Citar

PIRES, C. L. Z. ENTRE O LUGAR E O ALÉM-LUGAR: O JOGO DE ESPELHOS, PAISAGENS, GEOGRAFIAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 18, n. 63, p. 153–183, 2017. DOI: 10.14393/RCG186307. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37451. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos