DISTRIBUIÇÃO DE FLEBOTOMÍNEOS (DIPTERA: PSYCHODIDEA) NA AMAZÔNIA LEGAL ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE INFORMATICA E GEOPROCESSAMENTO

Autores

  • Frederico Octávio Ribeiro Fonseca Instituto Nacional Pesquisas da Amazônia
  • Eloy G. Castellón Bermúdez
  • Sylvain Jean Marrie Desmouliére

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113616300

Palavras-chave:

Lutzomyia, distribuição geográfica, informação geográfica

Resumo

Os Flebotomíneos ocupam a maioria das regiões compostas por vegetação, com exceção de regiões polares e oceânicas. Algumas espécies são vetores de uma doença endêmica, a leishmaniose cuja transmissão é influenciada por diversos padrões espaço-temporal que englobam chuvas, temperatura, o tipo de vegetação e etc., que podem ser ou não favoráveis à proliferação destes insetos. Dentro deste contexto, o estudo da distribuição geográfica desses insetos é de fundamental importância para se conhecer a localização das espécies de flebotomíneos na Amazônia legal. As bases iniciais deste trabalho foram às diversas publicações científicas sobre flebotomíneos entre as décadas de 70 e 2000, com indicação da localização geográfica. As informações coletadas foram dispostas em um banco de dados ACCESS®, e posteriormente gerado mapas temáticos confeccionados através do programa ARCGIS 9.1®. Dos 767 municípios da Amazônia legal, em apenas 103 (13,43%) tiveram reportada a ocorrência de flebotomíneos do gênero Lutzomyia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Octávio Ribeiro Fonseca, Instituto Nacional Pesquisas da Amazônia

Biólogo da área de saúde e entomologia médica, Mestrando em Ciências do Ambiente, membro de grupos de pesquisas cadastrados no CNPq, atuando no Instituto Nacional Pesquisas da Amazônia - INPA no laboratório de sistemas de informações geográficas SIGLAB com duas vertentes em geoprocessamento: software proprietário e livre. Executando trabalhos em conjunto com outras instituição como a FIOCRUZ e dentro do próprio instituto com outras coordenações de pequisa.

Downloads

Publicado

02-01-2011

Como Citar

FONSECA, F. O. R.; BERMÚDEZ, E. G. C.; DESMOULIÉRE, S. J. M. DISTRIBUIÇÃO DE FLEBOTOMÍNEOS (DIPTERA: PSYCHODIDEA) NA AMAZÔNIA LEGAL ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE INFORMATICA E GEOPROCESSAMENTO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 36, p. 142–149, 2011. DOI: 10.14393/RCG113616300. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16300. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos