Percepção de cuidados paliativos dos profissionais de saúde no ambiente hospitalar do município de Pinheir-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol19n69.7807

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Prestação Integrada de Cuidados de Saúde, Conhecimento, Assistência Hospitalar

Resumo

Introdução: Os cuidados paliativos trouxeram mudanças na prática dos profissionais nos serviços de saúde, ao acrescentar o papel de cuidar do processo de morrer. No entanto, é fato que, nas graduações em saúde, a abordagem desse tema ainda é insuficiente e isso tem implicações diretas sobre o tipo de cuidado ofertado a pacientes com condições limitadoras e ameaçadoras de vida Objetivo: Avaliar a percepção de profissionais de saúde sobre os Cuidados Paliativos. Materiais e método: Estudo exploratório de abordagem qualitativa realizado com profissionais de saúde da rede hospitalar da cidade de Pinheiro, Maranhão. Participaram da pesquisa 18 profissionais, dos quais 12 enfermeiros e 6 médicos. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, sendo as entrevistas gravadas e posteriormente transcritas para permitir a interpretação dos dados que seguiu o método da análise de temática em Bardin. Resultados: Os profissionais apresentaram pouco conhecimento acerca do tema, além de insegurança para lidar com a terminalidade e a garantia da autonomia do paciente. Além disso, verificou-se uma dificuldade na aceitação da morte tanto por parte da equipe como por parte do paciente e dos familiares. Conclusão: A apropriação do conhecimento dos Cuidados Paliativos é essencial para a garantia da dignidade humana. Portanto, o oferecimento de treinamento e a discussão desse tema no ambiente de trabalho é fundamental para a garantia da qualidade de vida do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra Raissa Santos, Universidade Federal do Maranhão

Médica pela Universidade Federal do Maranhão, Pinheiro, Maranhão, Brasil.

Dra Amanda Pasklan, UFMA

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva-UFMA. Professora Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Pinheiro – Maranhão - Brasil.

Dra Ivana Vale, Universidade Federal do Maranhão

Médica pela Universidade Federal do Maranhão, Pinheiro, Maranhão, Brasil

Dra Ingrid Leitão , Universidade Federal do Maranhão

Médica pela Universidade Federal do Maranhão

Bárbara Barros, Universidade Federal do Maranhão

Acadêmica de Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, Pinheiro, Maranhão, Brasil

Dr Alipio Santiago, Universidade Federal do Maranhão

Médico. Mestre em Saúde da Família – Fundação Oswaldo Cruz. Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Pinheiro – Maranhão - Brasil.

Dra Sara Fiteman, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva-UFMA. Professora Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Pinheiro – Maranhão - Brasil

Referências

Dadalto L, Affonseca CA. Consideraciones médicas, éticas y jurídicas sobre decisiones de fin de la vida en pacientes pediátricos. Revista Bioética. 2018; 26:12-21.

Garcia JBS, Rodrigues RF, Lima SF. A estruturação de um serviço de cuidados paliativos no Brasil: relato de experiência. Revista Brasileira de Anestesiologia. 2014; 64:286-291.

Silveira MH, Ciampone MHT, Gutierrez BAO. Percepção da equipe multiprofissional sobre cuidados paliativos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 2014; 17:7-16.

Khoshnazar TAK, Rassouli M, Akbari ME, Lotfi-Kashani F, Momenzadeh S, Haghighat S, Sajjadi M. Structural Challenges of Providing Palliative Care for Patients with Breast Cancer. Indian Journal of Palliative Care. 2016; 22(4):459-466.

Porto AR, Thofehrn MB, Pai DD, Amestoy SC, Arrieira ICO, Joner LR. Visão dos profissionais sobre seu trabalho no programa de internação domiciliar interdisciplinar oncológico: uma realidade brasileira. Avances en Enfermaría. 2014; 32(1):72-79.

Santos MFO, Teles NO, Oliveira HJ, Gomes NC, Valkasser JC, Nóbrega EC. Avaliação do conhecimento dos anestesiologistas sobre cuidados paliativos. Revista Bioética. 2014; 22(2):373-379.

Silva HA, Viana GKB, Lima AKG, Lima ALA. Intervenção em cuidados paliativos: conhecimento e percepção dos enfermeiros. Revista de Enfermagem UFPE on line. 2018; 12(5):1325-1330.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Minayo MCdS. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 5th ed. São Paulo; 1998.

Carvalho RT, Souza MRB, Franck EM, Polastrini RTV, Crispim D, Jales SMCP. Manual de Residência de Cuidados Paliativos Barueri: Manole; 2018.

Fernandes MA, Carla Braz E, Platel ICdS, Agra G, Lopes MdS, Rodrigues FdAe. Percepção dos enfermeiros sobre o significado dos cuidados paliativos em pacientes com câncer terminal. Ciência e Saúde Coletiva. 2013; 18(9):2589-2596.

Pinheiro TRSP. Avaliação do grau de conhecimento sobre cuidados paliativos e dor dos estudantes de medicina do quinto e sexto anos. O mundo da saúde. 2010; 34(3):320-326.

Cardoso DH, Muniz RM, Schwartz E, Arrieira ICO. Cuidados paliativos na assistência hospitalar: a vivência de uma equipe multiprofissional. Texto & Contexto - Enfermagem. 2013; 22(4):1134-1141.

Oliveira MBd. Diretivas antecipadas de vontade: muitas questões e ainda mais respostas. 2014. FMUC Medicina - Teses de Mestrado.

RibeiroI JR, Poles K. Cuidados Paliativos: Prática dos Médicos da Estratégia Saúde da Família. Revista Brasileira de Educação Médica. 2019; 43(3):62-72.

Ferreira JMG, Nascimentos JL, Sá FC. Profissionais de saúde: um ponto de vista sobre a morte e a distanásia. Revista Brasileira de Educação Médica. 2018; 42(3):87-96.

Guimarães MM, Carvalho MAF, Simões IAR, Lima RS. Eutanásia e distanásia: percepção de médicos e enfermeiros de uma cidade sul mineira. Revista de enfermagem da UERJ. 2016;24(2):e9545.

Santos APD, Alves PGS, Martins SES, Oliveira JA. Morte e morrer: uma perspectiva antropológica e pedagógica sobre o morrer. Formação Docente. 2018;10(2).

Borges ADVS, Silva EF, Mazer SM, Toniollo PB, Valle ERM, Santos MA. Percepção da morte pelo paciente oncológico ao longo do desenvolvimento. Psicologia em Estudo. 2006; 11(2):361-369.

Verzola ACZ, Bárbaro MMM. Os significados da morte para jovens universitários: uma leitura psicanalítica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)- Faculdades Integrada Fafibe.

Nobre CC, Mendes FR. A experiência da pessoa com dor oncológica na sua transcendência. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento. 2018.

Brito F, Coutinho MJF, Andrade CG, Costa SFG, Costa ICP, Santos KFO. Cuidados paliativos e comunicação: estudo com profissionais de saúde do serviço de atenção domiciliar. Cuidado é Fundamental. 2017; 9(1):215-221.

Publicado

2021-10-02