Efeitos da condenação e direito de voto (num brevíssimo divagar à procura da justiça do caso concreto)
PDF

Palavras-chave

Direito Penal
Perda de direitos políticos
Sentença Penal Condenatória

Como Citar

Machado, P. S. (2015). Efeitos da condenação e direito de voto (num brevíssimo divagar à procura da justiça do caso concreto). Ballot, 1(2), 71–81. https://doi.org/10.12957/ballot.2015.22005

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar criticamente a temporária perda de capacidade eleitoral ativa advinda de sentença penal condenatória transitada em julgado. Tal efeito se encontra positivado no ordenamento jurídico brasileiro no inciso III do artigo 15º de sua atual constituição e sugere uma incapacidade eleitoral ativa como consequência necessária da condenação por qualquer tipo de crime ou pena. Focaremos na dissociação entre esses efeitos automáticos e a natureza dos crimes praticados e/ou da pena aplicada.
https://doi.org/10.12957/ballot.2015.22005
PDF

Os Direitos Autorais dos trabalhos publicados na revista BALLOT continuam pertencendo aos seus autores, que autorizam, ao inscrever-se no processo de submissão, a divulgação do seu conteúdo nesta plataforma para o acesso livre pela internet, devendo sempre ser citada a fonte.  Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor (es).

A Revista Ballot obedece aos termos da licença Creative Commons 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/), atribuição não comercial e sem derivações, em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/98.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.