Conhecimento científico

a Bibliografia como elemento de interação entre e a Ciência da Informação (Paul Otlet) e a História da Ciência (George Sarton)

Autores

  • Marcia Rosetto Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/khronos.v0i7.159560

Palavras-chave:

História da Ciência, Ciência da Informação, George Sarton, Paul Otlet, documento, bibliografia

Resumo

O papel da informação e do conhecimento para as pessoas e as organizações pode ser analisada pelo menos em duas dimensões – filosófica e tecnológica –, e faz parte das transformações sociais e desempenhando um papel central na sociedade. Para a ciência, tanto a informação como o conhecimento, devem ter suas origens documentadas sendo que o fluxo da informação científica é determinado pelos padrões adotados e na forma de sua mediação e comunicação. Na área de História da Ciência (HC)  o documento é um dos principais recursos para o desenvolvimento de pesquisas, incluindo os processos que permitem o acesso ao documento nas coleções/repositórios, assim como as classificações, terminologias e as formas de comunicação e divulgação desses conteúdos. Os estudos historiográficos na área da Ciência da Informação (CI) sobre “documento e informação” remetem aos projetos promovidos por Paul Otlet e Henry La Fontaine, que consolidaram bibliografias, repertórios e teorias e processos para a organização e acesso à massa documental, e são considerados como uma das raízes da CI. Para a área da HC,  os estudos e projetos organizados por George Sarton o identificam como um dos principais articuladores para a institucionalização da área e sendo responsável pela criação da revista Isis e a Bibliographie Analytique des Publications Relatives à l’Histoire de la Science, entre outros tipos de documentos. Durante a realização da pesquisa no âmbito do Programa de Pós-Graduandos em História da Ciência da PUC/SP, com o uso de múltiplas fontes, foram identificados fatores das possíveis inter-relações entre essas duas áreas que tem características interdisciplinares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Edição

Seção

Dossiê "Desafios contemporâneos"

Como Citar

Rosetto, M. (2019). Conhecimento científico: a Bibliografia como elemento de interação entre e a Ciência da Informação (Paul Otlet) e a História da Ciência (George Sarton). Khronos, 7, 14. https://doi.org/10.11606/khronos.v0i7.159560