Uma Experiência de Estudo Colaborativo de Paisagens na Brasilânida, São Paulo

Autores

  • Cecília Maria de Morais Machado Angileli Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP)
  • Euler Sandeville Júnior Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p29-44

Palavras-chave:

Paisagem, Participação social, Habitação

Resumo

Neste texto são apresentadas possibilidades de compreensão de paisagens e de interferência nos processos que as produzem, a partir de experiências realizadas em comunidades localizadas na pré-Serra da Cantareira – Distrito de Brasilândia – zona norte do município de São Paulo. Entende-se que o estudo colaborativo da paisagem mostra-se para o morador como uma ação com potencial emancipatório. Contribui com as comunidades envolvidas na mudança de suas realidades a partir da reflexão sobre os aspectos da produção de sua paisagem. Possibilita ao pesquisador a construção de um novo referencial urbanístico, social e ambiental, para estudo da paisagem, elaborado de modo dialógico. Esta estratégia tem como base a criação de frentes do Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP) nas áreas de estudo, como um projeto-piloto, no qual pesquisadores e população são parceiros na investigação da realidade, partilhando e produzindo conhecimentos, organizando ações e difundindo estes conhecimentos através de meios de comunicação social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cecília Maria de Morais Machado Angileli, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP)

    Arquiteta e Urbanista, Mestre e Doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP) – Área Paisagem e Ambiente. Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Paisagem, com bolsa de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

  • Euler Sandeville Júnior, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo
    Arquiteto e Urbanista, Arte-Educador, Pós-graduado em Ecologia, Mestre e Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor Livre-Docente do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP), Vice-coordenador da Área Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP. Coordenador do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Paisagem Urbana

Como Citar

Angileli, C. M. de M. M., & Sandeville Júnior, E. (2012). Uma Experiência de Estudo Colaborativo de Paisagens na Brasilânida, São Paulo. Paisagem E Ambiente, 30, 29-44. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p29-44