Riobaldo, Hans Castorp, Wilheim Meister: viajantes em Formação

Autores

  • Marcus V. Mazzari Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i35p96-123

Palavras-chave:

Grande Sertão, A Montanha Mágica, Wilhelm Meister, Fenomenologia do Tempo, Ecocrítica

Resumo

Este ensaio contempla, em perspectiva comparada, três grandes romances da Literatura Mundial: Grande Sertão: Veredas (1956), A Montanha Mágica (1924) e Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister (1795/6). Após breve consideração introdutória sobre o motivo astrológico, a argumentação crítica se concentra nos procedimentos mobilizados pelo eu-narrador rosiano, a fim de exprimir sua complexa vivência do decurso temporal. Sob esse enfoque, a análise se estende ao romance de Thomas Mann, paradigma da reflexão romanesca sobre o fenômeno “tempo”. Em seguida, se procede, também em visada comparativa, à investigação de outros tópicos, voltados à simbologia do número sete, ao motivo do pacto e, ainda, ao significado do dinheiro e da propriedade privada na economia romanesca. Deste último ponto desprendeu-se a necessidade de incorporar à discussão o romance goethiano, fundador do Bildungsroman. Uma breve
consideração de cunho ecocrítico se constitui como fecho do ensaio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcus V. Mazzari, Universidade de São Paulo (USP)

    Marcus V. Mazzari é professor de Teoria Literária e Literatura Comparada, na Universidade de São Paulo. Traduziu para o português textos de Gottfried Keller, Heinrich Heine, Walter Benjamin, Jeremias Gotthelf e outros. Tem diversas publicações no Brasil e na Alemanha, estando entre as mais recentes a monografia A dupla noite das tílias. História e natureza no Fausto de Goethe (São Paulo: Ed. 34, 2019). Coordena a Coleção Thomas Mann, editada pela Companhia das Letras. Foi contemplado com a “Goldene Goethe-Medaille” [Medalha de Ouro Goethe 2023] da Goethe-Gesellschaft de Weimar.

Referências

GOETHE, Johann W. von. Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Editora 34, 2006.

MANN, Thomas. A Montanha Mágica. Tradução de Herbert Caro. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

MANN, Thomas. A morte em Veneza / Tonio Kröger. Tradução de Herbert Caro e Mário Luiz Frungillo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MANN, Thomas. Doutor Fausto. Tradução de Herbert Caro. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Guimarães Rosa e outras prosas

Como Citar

Mazzari, M. V. (2022). Riobaldo, Hans Castorp, Wilheim Meister: viajantes em Formação. Literatura E Sociedade, 27(35). https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i35p96-123