• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-20072023-115232
Documento
Autor
Nome completo
Luiza Ribeiro Xavier
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Monica Guimaraes Teixeira do (Presidente)
Caiaffo, Stéfanis Silveira
Mello, Marina Pereira de Almeida
Título em português
O grupo como dispositivo de formação docente e a inclusão dos debates de raça gênero e classe em escolas públicas
Palavras-chave em português
Cuidado
Formação docente
Relações raciais
Resumo em português
A inclusão de temáticas ligadas a gênero, raça e classe nas escolas é uma potente ferramenta de emancipação no processo pedagógico. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições teóricas e práticas de uma psicologia implicada com a implementação dos debates de gênero, raça e classe na escola, por meio do acompanhamento de um grupo de professores vinculados a um projeto temático que pretende fomentar a construção de um currículo renovado com base em docências compartilhadas com artistas e pesquisadores. A partir de uma metodologia qualitativa segundo uma abordagem cartográfica (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), foi constituído um grupo com os professores em uma escola estadual localizada na região metropolitana de São Paulo, no qual foi ofertado aos docentes um espaço de enfrentamento aos desafios coletivos relacionados a uma prática que introduz temáticas raciais, de gênero e de cuidado nas escolas. O grupo foi concebido como grupo-dispositivo, de caráter ativo, conectado pela processualidade que os atravessa. Consideramos que os resultados produzidos por esta pesquisa foram a construção de um espaço de acolhimento, compartilhamento de experiências e de criação de novas estratégias didáticas para o corpo docente da escola. Também avaliamos a partir dos relatos deste presente estudo que a construção teórica, prática e de reflexão sobre o processo grupal constitui-se como um importante caminho metodológico para a implementação da Lei 10.639.
Título em inglês
The group as a teacher training device and the inclusion of race, gender and class debates in public schools
Palavras-chave em inglês
Care
Race relations
Teacher training
Resumo em inglês
The inclusion of issues related to gender, race and class in schools is a powerful emancipation tool in the pedagogical process. This research aims to investigate the theoretical and practical contributions of a psychology involved with the implementation of gender, race and class debates at school, through the monitoring of a group of teachers linked to a thematic project that intends to encourage the construction of a renewed curriculum based on teaching shared with artists and researchers. Based on a qualitative methodology according to a cartographic approach (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), a group was constituted with teachers in a state school located in the metropolitan region of São Paulo, in which teachers were offered a space to confront the collective challenges related to a practice that introduces racial, gender and care issues in schools. The group was conceived as a device-group, with an active character, connected by the process that crosses them. We consider that the results produced by this research were the construction of a welcoming space, sharing experiences and creating new didactic strategies for the school's faculty. We also evaluated from the reports of this present study that the theoretical construction, practice and reflection on the group process constitutes an important methodological path for the implementation of Law 10,639.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-07-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.