CC BY-NC-ND 4.0 · Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 2018; 37(S 01): S1-S332
DOI: 10.1055/s-0038-1672987
E-Poster – Pediatrics
Thieme Revinter Publicações Ltda Rio de Janeiro, Brazil

Diagnóstico e tratamento de tuberculoma cerebral supratentorial com apresentação atípica em criança: relato de caso

Lucas Pereira Reichert
1   Faculdade de Medicina Nova Esperança
2   Complexo de Pediatria Arlinda Marques
,
Leonardo Ribeiro de Moraes Ferreira
1   Faculdade de Medicina Nova Esperança
2   Complexo de Pediatria Arlinda Marques
,
Roberto Camilo Ferreira Leite Filho
1   Faculdade de Medicina Nova Esperança
2   Complexo de Pediatria Arlinda Marques
,
Christian Diniz Ferreira
1   Faculdade de Medicina Nova Esperança
2   Complexo de Pediatria Arlinda Marques
› Author Affiliations
Further Information

Publication History

Publication Date:
06 September 2018 (online)

 

Introdução: A tuberculose do sistema nervoso central é a forma de apresentação extrapulmonar de até 15% dos casos. Manifesta-se principalmente como meningoencefalite e menos frequentemente como tuberculoma e abscesso tuberculoso. É uma lesão rara, encontrada em 1% dos pacientes em países desenvolvidos.

Relato de caso: Criança de 7 anos e baixo nível socioeconômico apresentou quadro insidioso e progressivo de febre, vômitos de repetição, prostração e agitação psicomotora associada à rigidez de nuca. Antecedente de pai portador de tuberculose pulmonar não tratada adequadamente. Iniciou tratamento empírico para possível meningite bacteriana, porém sem sucesso. Evoluiu com crises convulsivas, rebaixamento do sensório e necessidade de intubação. Realizado punção lombar diagnóstica que revelou liquor com proteína elevada, glicose baixa e hipercelularidade com predomínio linfocitário. Exames de PCR no liquor para M. tuberculosis negativos. Culturas de sangue, urina e swab negativas. Realizou tomografia do crânio que revelou lesão expansiva frontal direita com edema perilesional digitiforme, efeito de massa local com compressão do ventrículo ipsilateral. A ressonância magnética com gadolíneo evidenciou lesão frontal direita com captação anelar do contraste, edema perilesional e apagamento dos sulcos e giros corticais, com realce meníngeo em cisternas da base sugestivos de paquimeningite de base crânio. Foi administrado o esquema RIPE por 3 semanas, sem resposta clínica e tomográfica satisfatória. Foi submetido à microcirurgia para exérese de lesão sem intercorrências. O anatomopatológico confirmou a presença de processo inflamatório granulomatoso caseificante compatível com tuberculose cerebral. Criança evoluiu para o óbito devido a intercorrências clínicas (hipernatremia grave e sepse de foco pulmonar).

Discussão: Os tuberculomas acometem principalmente os lobos frontal e parietal do cérebro, sendo que nas crianças o cerebelo é mais afetado. Geralmente, as crises convulsivas são as primeiras manifestações clínicas. A RNM é o exame mais indicado para elucidação diagnóstica. A biópsia da lesão é essencial para confirmar o diagnóstico, visto que tanto a cultura quanto a pesquisa de BAAR podem ser negativos.

Comentários Finais: O presente relato evidencia um caso de tuberculoma supratentorial em criança com apresentação atípica. Deve-se incluir o tuberculoma como diagnóstico diferencial de lesão expansiva intracraniana, principalmente em populações de alto risco.