Professor do Ano 2022 - Número especial da Revista de Ciência Elementar, Rev. Ciência Elem., V10(C)


Francisco Félix

Francisco António Fidalgo Félix Dias, de 63 anos, é natural de Peniche onde vive e trabalha como professor do grupo 520 (Biologia e Geologia) na Escola Secundária daquela cidade. Sempre ligado de forma umbilical à terra que o viu nascer, é Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia, pela UA, desde 1984 e Mestre em Ciências da Terra e da Vida para o Ensino, pela FCUL, desde 2004. A sua dissertação de mestrado não podia deixar de estar associado a Peniche: “A Geologia do Concelho de Peniche: património natural, recursos pedagógicos e valor cultural”.

Exercendo funções docentes desde que se licenciou, na escola onde hoje está, desempenhou praticamente todos os cargos associados ao desempenho dessa atividade: diretor de turma, diretor de curso (Ensino Profissional), coordenador de ano, coordenador de departamento, representante de grupo de recrutamento, avaliador externo, membro da Assembleia de Escola e do Conselho Geral, e ainda Coordenador dos programas Eco-Escolas (2016—2022) e Escola Azul (2018—2022), sendo Fundador e responsável pelo Clube Ecológico O Airinho (1993—2004).

Um divulgador acérrimo do património da sua terra, participou em inúmeros congressos, seminários e colóquios ,quer de índole educacional, quer de natureza mais abrangente, ligados às forças vivas e ao património geológico que sempre defendeu. Com mais de uma dezena de artigos científicos e livros publicados, colaborou em projetos de investigação envolvendo a Geologia de Peniche, integrando equipas do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e do Departamento de Paleontologia da Universidad Complutense de Madrid. Integra o Conselho Científico da AGEO — Associação Geoparque Oeste, sendo ainda sócio fundador e Presidente do Conselho Diretivo da Associação Arméria — Movimento Ambientalista de Peniche, do qual foi Vice-Presidente e Presidente da Assembleia Geral. Colabora também com a Câmara Municipal de Peniche na divulgação do património do Concelho. Em 2019, foi galardoado com o prémio Profissional do Ano, pelo Rotary Clube de Peniche, prémio associado à investigação, preservação e divulgação do Património Natural de Peniche, pelo trabalho desenvolvido em prol do património do Concelho e, nesse mesmo ano, a Câmara Municipal atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal de Dedicação. Em 2022, recebeu um Louvor de Mérito atribuído pelo Conselho Pedagógico da Escola Secundária de Peniche, pelo excelente trabalho de coordenação, colaboração e divulgação de atividades desenvolvidas no âmbito do ambiente, através do estabelecimento de diversas parcerias internas e externas à Escola.

Fotógrafo de excelência, possui centenas de trabalhos, dos quais mais de uma centena publicados no Banco de Imagens da Casa das Ciências, tendo recebido por diversas vezes distinções sobre essa atividade. Em 2018, recebeu o Prémio de Distinção, em 2019, o Prémio de Mérito e, em 2021, o Prémio de Excelência, sempre na categoria de Fotografia Educativa. Participou em várias exposições, sendo de destacar a exposição de fotografia Superfícies, texturas e pavimentos na orla costeira de Peniche, a exposição Fragmentos da Geologia de Peniche — uma perspetiva estética; colaborou na exposição coletiva Arte [Des]Confinada e ainda a exposição de fotografia inflorescências.

O reconhecimento da sociedade e dos seus pares, como provam os inúmeros testemunhos que recebemos e as distinções já referidas, é unânime na aceitação e satisfação pelo reconhecimento que a Casa das Ciências lhe presta este ano.


O empenho e dedicação do Prof. Francisco Félix tem sido extremamente relevante na educação e formação dos jovens de Peniche, despertando vocações e conferindo competências para a formação de pessoas íntegras e profissionais de relevo, não só no contexto local como a nível nacional. Sinto-me honrado e com profundo sentimento de orgulho em ter sido seu aluno

Sérgio Leandro, Antigo aluno e Diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar — IPLeiria


Como colega e amiga, não teria aqui espaço para realçar todas as qualidades e as iniciativas que o Prof. Francisco Félix teve como professor da Escola Secundária de Peniche e como cidadão. O Prof. Francisco Félix é um verdadeiro homem de cultura, não só pelo que sabe, na sua área de formação, literatura, música, fotografia, etc., mas também pelo seu gosto em transmitir e envolver os outros. Como foi bom ter sido sua colega e poder participar em tantas atividades que ele idealizou, distribuindo tarefas de modo a integrar o maior número possível de membros da comunidade escolar e até da comunidade local.

Maria Rosário Cavalheiro Silva, Professora da Escola Secundária de Peniche