Os aditivos alimentares são utilizados há muitos séculos – por exemplo o sal e o vinagre – com o objetivo de alterar as características químicas, físicas e biológicas dos produtos. O uso dos aditivos permite uma maior conservação dos alimentos, nomeadamente, para melhor suportarem o acondicionamento, armazenagem e transporte.

Os aditivos podem ser classificados pela sua origem e ocorrência.


  • origem: naturais e artificiais
  • ocorrência: intencionais e incidentais

Quando a sua utilização é intencional, deverá estar de acordo com a legislação local, e quando incidental, como por exemplo, os medicamentos nos animais, ou as substâncias presentes nas embalagens, a sua presença não é necessariamente controlada. Em alguns casos os aditivos podem ser perigosos, por exemplo, quando interagem com a resistência imunológica, ou quando reagem com os nutrientes dos próprios alimentos, podendo originar substâncias cancerígenas.

Podemos classificar também os aditivos pela sua ação nos alimentos:


  • corantes – alteram a cor dos alimentos
  • conservantes – prolonga a vida útil dos alimentos, não permitindo o ataque por fungos, bactérias, ou outros microrganismos
  • antioxidantes – inibem os efeitos da oxidação sobre os alimentos (responsáveis pelo sabor a ranço e o escurecimento dos frutos e legumes)
  • edulcorantes (adoçantes) – alteram o sabor dos alimentos. Os adoçantes, que não o açúcar, são utilizados geralmente em alimentos especiais para determinadas dietas, tais como os alimentos para diabéticos.

Alguns sítios da internet que podem ser consultados:

http://www.deco.proteste.pt/rotulagem/o-que-significam-as-letras-e-os-numeros-de-codigo-dos-aditivos-s380211.htm

http://www.asae.pt/aaaDefault.aspx?f=1&back=1&codigono=5960596361426144AAAAAAAA

http://www.eufic.org/page/pt/seguranca-e-qualidade-alimentar/aditivos-alimentares/

http://www.esb.ucp.pt/twt/pepino/MyFiles/MyAutoSiteFiles/ApoioProfessor164163602/samorais/Aditivos_Alimentares.pdf