São métodos diretos os que utilizam dados obtidos em explorações mineiras e em sondagens, as quais se efetuam através de furos que recolhem material do interior da Terra, permitindo o seu estudo. Até ao presente momento o furo mais profundo atingiu 12 km e localiza-se na península de Kola, na antiga União Soviética.

O material que ascende do interior da Terra, através de fenómenos de vulcanismo, pode, com algumas reservas, dadas as alterações que sofre no seu trajeto, fornecer indicações sobre o tipo de material que se encontra no interior da Terra, bem como sobre o seu estado físico.

Os dados recolhidos permitem construir um modelo para a estrutura interna da terra.


São métodos indiretos os que se destinam a estudar indiretamente a Terra através de dados fornecidos por diferentes ramos da ciência. As ciências capazes de fornecer esses dados são as seguintes:


- Geotermia – estudo da génese e da distribuição do calor interno da Terra, bem como da sua dissipação permanente através da superfície;

- Gravimetria – estudo da variação do valor da aceleração da gravidade (g) na Terra;

- Magnetismo – estudo do campo magnético terrestre atual e em épocas mais remotas (paleomagnetismo);

- Planetologia e Astrogeologia - estudo dos planetas e de outros corpos do Sistema Solar, nomeadamente os meteoritos, podendo fornecer dados relativos à composição da Terra, uma vez que se admite uma génese simultânea a partir dum mesmo material, a nébula solar primitiva;

- Sismologia – estudo da variação da velocidade, direção e amplitude das ondas sismicas.