Abstract

Os autores apresentam o caso de um doente de 82 anos, sexo masculino, com antecedentes pessoais de diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva, hipertrofia benigna da próstata, litíase renal, aplasia medular idiopática, obesidade e alergia a metamizol.
Recorreu ao Serviço de Urgência por quadro de dispneia, cansaço para médios esforços, edema dos membros inferiores e dor abdominal. Foi internado com as hipóteses diagnósticas de insuficiência cardíaca congestiva descompensada, cistite aguda, lesão renal aguda e anemia, tendo iniciado antibioterapia empírica dirigida a cistite e terapêutica com diuréticos.
Apesar da melhoria da sintomatologia inicial, verificou-se um agravamento marcado da função renal, associado a hematúria e diminuição da diurese. Para estudo da lesão renal, realizou ecografia renal e tomografia computorizada abdomino-pélvica que mostraram ureterohidronefrose bilateral e vesical múltipla ocupando a quase totalidade do lúmen vesical.
Perante este quadro de lesão renal aguda no contexto de uropatia obstrutiva por litíase vesical múltipla, foi submetido a colocação de nefrostomias bilaterais. Apesar de uma melhoria inicial da função renal, o estado clínico do doente foi degradando progressivamente e acabou por falecer no contexto de infeção nosocomial.
Além de demonstrar a importância dos exames complementares de diagnóstico no estudo da lesão renal aguda, este caso apresenta uma causa incomum de hidronefrose bilateral.

© 2017 Galicia Clínica.

Complete article  |  Pdf article