Banner Portal
Avaliação da sustentabilidade na Biblioteca Central Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia/MG
PORTUGUÊS
INGLES
XML

Palavras-chave

Biblioteca universitária. Biblioteca pública. Educação em biblioteconomia.

Como Citar

SOUZA, Kelma Patrícia; AGUIAR, Denise Regina da Costa; LIMA, Leonice Domingos dos Santos Cintra. Avaliação da sustentabilidade na Biblioteca Central Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia/MG. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 119–145, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v16i1.8649699. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649699. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

As bibliotecas são vitais para desenvolvimento social, cultural e ambiental das comunidades onde estão inseridas. Esta pesquisa objetivou: Investigar ações de sustentabilidade adotadas por uma biblioteca referência no país; Comparar as ações de sustentabilidade da biblioteca referência com as ações já desenvolvidas pela Biblioteca Central Santa Mônica (BCMON); Propor ações e projetos para a BCMON, que poderão proporcionar aos usuários e servidores da biblioteca um recinto de estudo e de trabalho participativo, inclusivo, acessível e ambientalmente engajado. A metodologia teve abordagem qualitativa, natureza exploratória, por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa de campo (entrevista semiestruturada), análise de dados identificados em pesquisa bibliográfica, levantamento realizado nos sites das principais bibliotecas universitárias federais brasileiras, a respeito de ações sustentáveis e da ênfase aplicada à sustentabilidade. Pode-se constatar que a sustentabilidade social e econômica é sutilmente aplicada, por meio do acesso à informação, da inclusão social e digital e do retorno, aos investimentos recebidos, à sociedade na oferta de produtos e serviços. Porém, o cuidado com o meio ambiente e a prática da educação ambiental ainda são objetos de desatenção. O produto final foi a construção de uma proposta inicial com algumas indicações para a promoção da sustentabilidade na BCMOM, que terá como ponto de partida o diálogo em busca da conscientização ambiental e da participação de toda equipe e comunidades de forma voluntária, democrática e autônoma.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8649699
PORTUGUÊS
INGLES
XML

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10152: níveis de ruído para conforto acústico. Rio de Janeiro: ABNT, 1987.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 26000: diretrizes sobre responsabilidade social = guidance on social responsibility. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.

BACILA, D. M.; FISCHE, K.; KOLICHESKI, M. B. Estudo sobre reciclagem de lâmpadas fluorescentes. Engenharia Sanitária e Ambiental, n. esp., p. 21–30, 2014.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Agenda Ambiental na Administração Pública. Brasília: MMA, 2009. Disponível em: http://www.mma.gov.br/images/arquivo/80063/cartilha%20completa%20A3P_.pdf. Acesso em: 21 jul. 2016

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria no 25, de dezembro de 1994. Aprova o texto da Norma Regulamentadora no 9: riscos ambientais. Brasília: MTE, 1994.

DÍAZ BORDENAVE, J. E. O que é participação. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

FRANÇA, M. N.; SOUZA, K. P.; PORTELA, P. O. Quanto vale a informação? Calculando o valor econômico dos serviços de uma biblioteca. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 15, n. 1, p. 265–281, jan. 2017.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

RED DE BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS (ESPANHA). Contribución de las

bibliotecas en materia de responsabilidad social y sostenibilidad universitarias. In: CONFERENCIA DE RECTORES DE LAS

UNIVERSIDADES ESPAÑOLAS. 2012. Madrid. Anais... Madrid, 2012. Disponível em: http://www.rebiun.org/documentos/Documents/IIIPE_2020_LINEA1/Contribucion_bibliotecas%20universitarias_responsabilidad_social_y_sostenibilidad_REBIUN.pdf. Acesso em: 21 jul. 2016

SACHS, I. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. SISTEMA DE BIBLITECAS. Sistema de Bibliotecas: visão. Disponível em: <http://www.bibliotecas.ufu.br/institucional. Acesso em: 27 abr. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. SISTEMA DE BIBLIOTECAS. Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas: missão e visão. Disponível em: http://biblioteca.ufam.edu.br/sobre-sistebib/missao. Acesso em: 28 abr. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. SISTEMA DE BIBLIOTECAS. Sistema de Bibliotecas: nossa missão. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/institucional/suplementares/sistema-de-biblioteca-da-ufopa/biblioteca. Acesso em: 28 abr. 2016.

WEBER, C. As bibliotecas e o aporte para o desenvolvimento sustentável. Responsabilidade e Reciprocidade, v. 1, n. 1, p. 491–496, 2012.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.