Acessibilidade / Reportar erro

Atualidades em Cardiologia

EDITORIAL

Atualidades em Cardiologia

Miguel Cendoroglo Neto

Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil

Esta edição da revista einstein elegeu a Cardiologia como tema. Sua preparação contou com auxílio da Dra. Marcia Makdisse e do Dr. Marcelo Katz, editores convidados, além de toda equipe editorial da revista.

O resultado desse trabalho são artigos de relevância científica, que traduzem a importância crescente da einstein. A revista, primando pela qualidade dos artigos publicados, alcançou a indexação no PubMed, ganhando destaque como um espaço com credibilidade para divulgação científica – prova disso é a gama de instituições presentes nesta edição. Por outro lado, os artigos deste número temático representam a evolução científica da Cardiologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

Destaco, inicialmente, a variedade dos artigos presentes nesta edição, que permitirão ao leitor o contato com diversos temas que permeiam a especialidade.

As abordagens de temas como insuficiência cardíaca descompensada e calcificação vascular permitirão ao leitor se atualizar sobre questões importantes e presentes no dia a dia de cardiologistas, bem como conhecer as implicações clínicas desses fenômenos.

Para exemplificar como as novas tecnologias podem ser incorporadas, melhorando a prática da especialidade, destacamos temas que discutem a angiotomografia computadorizada de coronárias com tomógrafo com 320 fileiras de detectores, ecocardiografia com contraste no infarto do miocárdio e a cirurgia cardíaca robótica.

Outros artigos também abordam temas fundamentais, como: adesão a tratamento farmacológico e não farmacológico, hipertensão arterial sistêmica, intervenção coronária percutânea, tromboembolismo pulmonar, obesidade, síndrome metabólica, biomarcadores, reabilitação cardíaca, doença de Chagas, uso de protocolos para utilização de hemoderivados e cardiopatia congênita.

Insight s interessantes advêm da abordagem da oxigenoterapia hiperbárica como terapia adjuvante no tratamento de mediastinite póscirurgia de revascularização miocárdica.

Os relatos de caso despertam a atenção do leitor, por sua originalidade e relevância. Finalmente, na seção Gestão e Economia da Saúde, temos a apresentação de um protocolo institucional para infarto agudo do miocárdio, os passos para sua implementação, os desafios e medidas para atingir a adesão a indicadores de qualidade e a mensuração dos resultados clínicos. Entendo que, dessa maneira, a revista contribuirá para a divulgação científica de qualidade. O leitor poderá se atualizar com temas importantes e relevantes para o contexto atual. Desejo a todos uma boa leitura!

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Set 2013
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br